Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Interatividade e Arte Digital

Interatividade, Por Marco Silva.
O termo "interação" dá origem ao termo "interatividade" na década de 1970. Isso pode ter ocorrido entre os informatas que buscavam uma nova palavra para exprimir a novidade do computador que substitui as herméticas linguagens alfanuméricas pelos ícones e janelas conversacionais que permitem interferências e modificações na tela. Entretanto, penso que a interatividade não é meramente um produto da tecnicidade informática. Ela tem raízes na arte participacionista da década de 1960 e, na virada do século XX para o XXI, se apresenta como tendência geral, como um pão cada vez mais cotidiano, como um novo paradigma comunicacional que pode substituir o paradigma da transmissão próprio da mídia de massa.

Fonte: Disponível em: http://www.faced.ufba.br/~dept02/sala_interativa/o_que_eh.html#O%20que%20%C3%A9%20interatividade - Acesso em 15 Abr. 2011

Nesse contexto precisamos pensar na possibilidade de desenvolver a arte digital de modo que o observador possa interferir no processo de construção infinito da obra de arte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário