Powered By Blogger

domingo, 19 de setembro de 2010

O ensino da arte digital na contemporaneidade.



Percebe-se que atualmente as Unidades Escolares tentam iniciar um processo de aproximação com o mundo digital na busca por uma atualização de seus conteúdos e metodologias, para manter o interesse dos estudantes diante do conhecimento.
Um fator dificultador é a falta de estrutura em muitas escolas. Nesse caso cabe aos responsáveis irem à busca da solução do problema.
Ao mesmo tempo é evidente que apenas as máquinas de alto desempenho não são suficientes para determinar a aprendizagem a partir da arte digital. Nessa perspectiva torna-se imprescindível que o professor esteja preparado para atuar nesse ambiente e respeitar os conhecimentos trazidos pelos estudantes, pois, esses vivenciam tecnologia a todo o momento.
O conhecimento sobre a tecnologia é fundamental para atuar pedagogicamente nesse ambiente. Entretanto, não deve utilizá-los meramente como ferramentas com fim em si mesmas, mas compreendendo que elas são meios para se alcançar a compreensão da realidade ao qual estamos imersos.

A e-arte/educação é uma epistemologia da arte digital, pois intermedeia a aproximação entre o objeto de arte digital e o apreciador. A e-arte/educação torna-se facilitadora no processo de ensino/aprendizagem da arte digital. A arte/educação pode educar o fruidor crítico digital. (CUNHA, 2010. p.5)

Isto devido ao fato de um elemento do ambiente digital ser extremamente inerente a ele que é a interatividade. Nesse ambiente compreende-se a arte muito mais como um elemento de participação, e desse modo a obra ganha valor, do que meramente para contemplação. Desse modo, pode-se exemplificar os games como ferramentas onde a arte digital esta presente, junto à interatividade.
Com objetivo de desenvolver a capacidade crítica dos estudantes para que sejam capazes de codificar e decodificar os sinais comunicacionais e interpretar a vida, compreendendo todos os caminhos que ela nos apresenta, faz-se necessário que a proposta pedagógica da escola contemple o uso das tecnologias num viés pedagógico, de modo que os professores atuem com as ferramentas em busca de uma transformação.

Fonte da citação: http://cleabrasil.com.br/Grupos/GRUPO%207%20%20AZUL/O%20ENSINO%20DA%20ARTE%20DIGITAL.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário