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sábado, 10 de setembro de 2011

Projeto, Tecnologia e Arte


Questões referentes ao currículo têm-se constituído em freqüente alvo da atenção de autoridades, professores, gestores, pais, estudantes, membros da comunidade.(...)

À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. Diferentes fatores sócio-econômicos, políticos e culturais contribuem, assim, para que currículo venha a ser entendido como:

a) os conteúdos a serem ensinados e aprendidos;
b) as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos;
c) os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais;
d) os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino;
e) os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.
Fonte: Indagações sobre o currículo – Módulo: Currículo, Conhecimento e Cultura. p.18

Diante desse cenário percebe-se a abrangência da atuação do currículo na U.E. e na vida dos estudantes. Portanto, um currículo efetivamente funcional deve refletir a realidade da U.E. de modo que a identidade esteja gravada e representada a todo momento.

A tecnologia digital tem por objetivo potencializar o currículo, permitindo ampliar o acesso à informação, a edição e a representação das mesmas de modo que ao final o estudante seja capaz de emitir uma opinião abalizada sobre o tema, correlacionando-o com o seu cotidiano.

A interdisciplinaridade e a arte podem potencializar esse caminhar, contudo a proposta desse curso, elaborar projetos, deve permear o ambiente de construção escolar viabilizando um olhar criterioso por parte dos profissionais envolvidos, a ponto de alterar o projeto em qualquer momento sem que isso afete o objetivo pretendido.

A tecnologia digital, a partir da compreensão enquanto recurso potencializador, poderá de fato atrair os estudantes ao espaço escolar, pois permite a ludicidade e o dinamismo inerentes a atual geração.

Cabe ao profissional em educação buscar informar-se dos recursos disponíveis para, assim, lançar mão dos mesmos e investir no planejamento de suas aulas e programas.
Por fim, o PPP, a matriz curricular, o regimento e o currículo da U.E. devem refletir o potencial criador e atrativo dos recursos tecnológicos digitais.

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